InícioInicioComo Solicitar Seu DPVAT Pelo Aplicativo da Caixa

Como Solicitar Seu DPVAT Pelo Aplicativo da Caixa

O DPVAT está sendo administrado cuidadosamente pela Caixa Econômica Federal e por isso seus serviços como solicitação do benefício podem ser realizados pelo aplicativo oficial da insituição. Dessa forma, os condutores de veículos que sofreram acidentes ou danos causados no trânsito, podem fazer o requerimento apenas acessando o site oficial através de um aparelho celular conectado a internet.

Vale lembrar que o DPVAT é o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres. Ou seja, o condutor brasileiro paga anualmente para ter direito ao ressarcimento financeiro em caso de alguma colisão. A indenização é paga quando ocorrem acidentes causando morte ou invalidez nos envolvidos. Além disso, o seguro também cobre gastos com hospitais e medicamentos que fazem parte das despesas.

Portanto, qualquer vítima que seja um condutor e que se envolva em um acidente ou colisão de veículos em todas as categorias tem direito de receber o benefício. No entanto, ele é pago individualmente, ou seja, não importa quantas pessoas se envolvam numa colisão, o benefício terá seu valor destinado para cada pessoa. Veja aqui como fazer a solicitação do DPVAT com o aplicativo da Caixa. Confira!

Imagem retirada do Google

Como solicitar o DPVAT pelo aplicativo da Caixa

Muito bem, agora que você viu os detalhes que fazem parte do seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres, é hora de saber como pedir seu benefício. E para te ajudar, vamos mostrar em detalhes um pequeno tutorial com informações que precisam ser passadas ao DPVAT.

1 – A partir do dia 1 de janeiro, a Caixa Econômica Federal recebe solicitações dos condutores que se envolveram em algum acidente ou colisão no trânsito.

2 – A solicitação é 100% gratuita e tem um prazo de 30 dias para ser concluída.

3 – O App DPVAT Caixa é o canal onde é feito todo o acompanhamento detahado do benefício. Basta baixar e usar em seu dia a dia que você receberá as informações atualizadas.

Documentos necessários para fazer a solicitação do DPVAT pelo Aplicativo da Caixa Para Óbito

Para fazer o requerimento do DPVAT usando o aplicativo da Caixa é necessário ter os seguintes documentos:

  1. Cópia dos documentos de identificação da vítima e daqueles que serão beneficiados diretamente
  2. RG – Registro Geral
  3. Certidão de nascimento
  4. Certidão de casamento ( para quem for casado )
  5. CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social
  6. CNH – Carteira Nacional de Habilitação
  7. CPF – Cadastro de Pessoa Física
  8. Comprovante de residência atualizado
  9. Cópia do registro da ocorrência expedida pela autoridade (Boletim de Ocorrência )
  10. Certidão de óbito da vítima

Ressaltamos que esta documentação é para vítimas com óbito.

Documentos necessários para invalidez permanente

Para os casos que geram invalidez permanente nos acidentes envolvendo vítimas é necessária a seguinte documentação:

1 – Documento que comprove identificação oficial da vítima:

  • RG, certidão de nascimento, ou certidão de casamento.
  • Carteira de trabalho no novo formato
  • CNH – Carteira Nacional de Habilitação
  • CPF – Cadastro de Pessoas Físicas

2 –  Comprovante de residência pessoal e dos benefíários

3 – Registro de ocorrência junto as autoridades policiais – B.O

4  – Também é necessário apresentar o Laudo do IML – Instituto Médico Legal. Ele deve apresentar a informação exata de onde ocorreu o acidente e as extensões das lesões geradas nas vítimas, tanto físicas quanto psíquicas. Além disso, ele também deve comprovar o estado de invalidez permanente.

5 –  O relatório que comprove tratamento médico com indicações de lesões e traumas consequentes. Nele deve constar o local, a data e onde aconteceu o tratamento do paciente.

Vale lembrar que no caso de invalidez permanente, o paciente deve provar tratamento clínico, cirúrgico, fisioterapeutico e todos os exames exigidos.

Comprovando despesas com ambulatórios e medicamentos

O paciente deve ter em mãos os documentos que comprovem suas despesas com medicações e tratamentos médicos profissionais. Ou seja, o boletim de atendimento médico hospitalar onde estão detalhados todos os gastos que fizeram parte durante o tratamento. Dentre eles estão:

1 – Cópia de um laudo que consta lesão com a realização de exames gerais.

2 – Comprovantes de todas as despezas onde estão discriminados honorários médicos, materiais e medicamentos. Eles devem estar acompanhados  de requisições com receitas médicas atualizadas.

Valor Atualizado Do DPVAT

Atualmente o DPVAT tem valor estipulado em R$ 13.500,00 reais de acordo com a lei de número: 6.194/74. O pagamento é realizado em conta poupança que pode ser social ou digital, desde que se encontre em condições legais para receber o benefício.

Os valores serão diferentes em caso de óbito ou invalidez permanente. Portanto, se você ainda não sabe os detalhes que compõem o DPVAT, baixe hoje mesmo o aplicativo em seu aparelho celular e acompanhe de perto as atualizações do benefício. Afinal de contas, você pode precisar qualquer hora dessas.

RELATED ARTICLES

Novidades

Postagem de Teste 1 – Título

Postagem de Teste 2 – Título

Postagem de Teste 3 – Título